Por que se depilar?

 

Hoje em dia — e principalmente para as mulheres — manter algumas partes do corpo livre de pelos deixou de ser um simples costume, tornando-se uma questão de cuidado e higiene pessoal. Contudo, esse hábito não surgiu na idade da pedra. Segundo a publicação, pelo menos para as norte-americanas jamais existiu a necessidade de depilar as axilas até o ano de 1915, pois essas áreas do corpo ficavam constantemente escondidas sob as roupas.

Entretanto, um novo tipo de vestuário virou moda, o vestido sem mangas, e as revistas especializadas decretaram que, para poder usá-lo de maneira elegante e apropriada, era necessário remover os pelos indesejáveis. O costume acabou pegando e, já no início da década de 20, ter axilas peludas era algo totalmente démodé.

Assim como aconteceu com as axilas, que começaram a ser depiladas mais por uma questão de moda do que por higiene, os pelos das pernas entraram na mira das lâminas na década de 40, quando as saias e os vestidos começaram a ficar mais curtos e uma maior área do corpo passou a ficar exposta. Além disso, as meias de seda também foram se tornando mais transparentes, deixando os pelos indesejáveis mais em evidência.

Já o costume de remover os pelos de regiões mais escondidas existe há centenas de anos, e faz parte de uma cultura conhecida pelo comportamento super-reservado. Assim, não foram as brasileiras nem as mais exibicionistas que inventaram a moda de depilar as virilhas, mas sim as muçulmanas.

Em boa parte do Oriente Médio e do norte da África, as mulheres muçulmanas prestes a se casar têm como costume depilar todo o corpo e, depois da noite de núpcias, muitas acabam mantendo o “penteado” por questões estéticas.

Hoje em dia existem varias opções para depilar as diferentes partes do corpo. A depilação com cera, uma das mais utilizadas, leva em média, 28 dias para se recompor após a utilização de cera depilatória.

Depois de conhecer um pouco sobre o hábito de depilar ao longo da história, veja os benefícios da depilação com cera.

1- Esfoliação

No momento em que a cera toca sua pele ela já começa a secar e assim que removê-la você vai levar as células mortas que se aderiram rapidamente a ela. É um esfoliante perfeito.

2- O pelo demora mais para crescer

Como se arranca desde a raiz, o pelo demora mais para crescer do que quando se faz com aparelho de barbear. Inclusive tem alguns que nunca voltam a nascer.

 3- Torna-se mais fino

Isto é, pela mesma razão que o numero 2. À medida que se arranca pela raiz, ele nasce cada vez mais fino.

4- Definição

Algumas áreas são mais fáceis de definir com cera, como a área da sobrancelha. Além disso, existem algumas áreas que é melhor depilar com cera, como o bigode. Um pouco de cera é suficiente para remover os pequenos pelinhos que crescem acima do lábio.

5- Menos irritação

Se a cera foi aplicada corretamente a irritação não deve durar mais do que 2 minutos. Corremos o risco de que algumas áreas fiquem irritadas ou arranhadas, como a laser, a irritação geralmente dura um dia.

6- É mais agradável ao toque

Quando nos barbeamos o que fazemos é cortar o pelo, não importa o quão cuidadosas somos, quando passamos as mãos sentimos que eles ainda estão ali, porque de fato ainda estão lá. E vai continuar o seu crescimento imediatamente.Já com a cera se arranca o pelo pela raiz e é como se ele nunca tivesse estado lá.

Lembre-se de hidratar a pele cuidadosamente após qualquer tipo de depilação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *