10 benefícios da Acupuntura.

A acupuntura é uma prática chinesa que consiste no uso de agulhas para estimular pontos específicos relacionados à manutenção do funcionamento adequado do organismo. Praticada na China há mais de dois mil anos, a técnica se baseia na premissa de que existem padrões de energia vital (que os chineses chamam de Qi) que circulam pelo nosso organismo e são essenciais para a nossa saúde. Quando ocorrem desvios nessa energia e ela começa a ficar acumulada em determinados pontos do corpo, o equilíbrio do organismo fica comprometido e então surgem as doenças.

Seguindo essa teoria, ao estimular esses pontos onde há acúmulo de energia, haverá um restabelecimento do Qi, melhorando as funções dos órgãos e permitindo que o organismo volte ao seu funcionamento normal.

  

  1. É totalmente relaxante.

Estamos começando por aqui por dois motivos: por ser verdade, e por estar relacionado ao maior medo das pessoas em relação à acupuntura – as agulhas. Como ter alguém enfiando agulhas em você pode ser relaxante? Acontece que, aquelas agulhas, tão finas quanto um fio de cabelo, podem liberar endorfinas, fazendo você se sentir feliz e relaxado.

Muitos dos nossos pacientes dormem durante suas sessões por estarem tão relaxados.

Sim, é verdade que alguns tipos de acupuntura ou algumas partes do seu tratamento podem ser um pouco mais intensos, porém é intenso como uma massagem mais pesada pode, algumas vezes, ser intensa. Na maioria do tempo, as pessoas se sentem tão tranquilas ao final da sessão, que elas não querem ir embora.

 

  1. Recuperação mais rápida dos atletas.

Se você é ligado a esportes, a acupuntura deveria ser uma parte regular na sua rotina fitness. Para os atletas, a acupuntura é algumas vezes, o segredo em suas recuperações mais rápidas do que o esperado.

A acupuntura aumenta a circulação do sangue na área lesionada e acelera a recuperação dos tecidos, ou seja, quanto antes você receber tratamento para alguma lesão, provavelmente, melhor será o resultado. Muitas pessoas tem a rotina de vir antes e depois de corridas ou eventos grandes, pois os ajuda a preparar o corpo antes, e depois, os ajuda com a musculatura dolorida.

A acupuntura é atualmente utilizada em vários esportes profissionais, como em jogadores de basquete profissional da NBA, jogadores de futebol americano da NFL e até no futebol no Brasil!

Aprenda mais sobre alguns dos efeitos gerais da Acupuntura e como ela pode te ajudar.

   3. Melhora a dor nas costas

A dor nas costas – mais especificamente a dor lombar – ainda é o principal motivo que leva as pessoas a procurarem um acupunturista, o que faz sentido quando pesquisas afirmam que de 70 a 85% da população irá ter pelo menos um episódio de dor nas costas durante a vida.

O uso da acupuntura para tratar a dor lombar é bastante documentando na literatura científica, sobretudo para tratar a dor crônica – que é definida como a dor que persiste por mais de três meses. Um estudo publicado recentemente na Archives of Internal Medicine demonstrou que voluntários que receberam o tratamento com agulhas tiveram uma melhora de 15% nos seus sintomas em relação àqueles que somente receberam medicamento e tratamento com quiropraxia.

  1. Pode melhorar a circulação do sangue.

Eu mencionei acima que a acupuntura melhora a circulação do sangue, o que ajuda a acelerar o processo de recuperação de uma lesão. Isso é verdade, seja uma lesão relacionada a esportes, uma lesão de trabalho, uma lesão por uso excessivo (como tendinite) ou uma lesão proveniente de um acidente.

Outro aspecto importante, é que ajuda a melhorar a circulação do sangue nos órgãos, e especificamente no útero. Isso é de extrema importância para as mulheres que tem problemas com fertilidade devido à circulação baixa ou imprópria do sangue nos ovários ou no útero. As técnicas usadas para alcançar uma melhor circulação do sangue nos órgãos reprodutores podem ser usadas em alguém que está tentando conceber de forma natural ou em alguém fazendo fertilização in vitro. As clínicas de fertilidade, frequentemente encaminham pacientes a um acupunturista para corrigir este problema.

  1. Pode ajudá-lo a deixar de lado os maus hábitos.

A acupuntura é bem reconhecida quando o assunto é lidar com um vício e, de fato, ela é usada em muitos pacientes em centros de recuperação como parte de um plano de tratamento. Também pode ser usada para ajudar a largar o cigarro ou para lidar com excessos na hora de comer. Também é ótima para ajudar a diminuir a duração e a intensidade dos sintomas de descontinuação para pacientes que, com o suporte e auxilio do médico, estão tentando parar de usar medicamentos antidepressivos ou outros medicamentos com sintomas de abstinência difíceis.

  1. Pode livrá-lo das suas dores de cabeça.

A acupuntura pode ser usada para tratar dores de cabeça provenientes da tensão, enxaquecas, dores de cabeça relacionada a hormônios, dores de cabeça crônicas e dores de cabeça agudas.

A acupuntura não tem aqueles efeitos colaterais negativos que os analgésicos que você ingere têm, além de os efeitos da acupuntura terem maior duração.

  1. Pode ajudá-lo a diminuir suas alergias.

A acupuntura é uma ótima escolha para lidar com os efeitos das rinites alérgicas. A acupuntura, embora relaxante, pode também aumentar o seu bem estar, melhorar sua imunidade e vai ajudá-lo a liberar as endorfinas responsáveis pela sensação de bem-estar.

  1. A acupuntura pode tratar suas dores crônicas.

 Artrite? Fibromialgia? Dores provenientes de um acidente ou de uma lesão de futebol na escola? A acupuntura pode ser a sua resposta. Muitas pesquisas foram feitas mostrando a eficácia da acupuntura com relação à contenção da dor, e seus resultados são positivos. Vários estudos na literatura mostram pacientes que obtém sucesso no controle de dores crônicas de difícil tratamento, conseguindo evitar cirurgias invasivas.

A característica de alívio da dor que a acupuntura oferece, é um dos melhores usos da acupuntura já documentado.

  1. A acupuntura pode ajudar a ter uma menstruação mais suave.

Se os seus períodos menstruais são irregulares, dolorosos; se você tem uma tensão pré mesntrual terrível, ou enxaquecas durante a menstruação – tudo isso pode ser tratado com sucesso com a acupuntura.

O acupunturista tem a capacidade de focar em certos momentos do seu ciclo menstrual que podem melhor alterar os aspectos do seu período que estão fora de harmonia.

    10. Acupuntura ajuda a emagrecer

A acupuntura ajuda a emagrecer porque trabalha os pontos e órgãos que estão relacionados direta ou indiretamente ao controle da fome, compulsão alimentar, equilíbrio hormonal e até mesmo aos níveis de glicose no sangue.

Segundo a Medicina Chinesa, o ganho excessivo de peso é causado principalmente por um desequilíbrio entre as funções do baço e do fígado, disfunção essa que deverá ser tratada para que possa ocorrer a perda de peso. Os rins e o sistema endócrino também são tratados, pois são responsáveis pela retenção de líquidos e têm a função de estimular e controlar o equilíbrio hormonal.

Os pontos referentes à tireoide e baço também são trabalhados para melhorar o balanço hormonal e restabelecer o equilíbrio de açúcar no sangue. Para mulheres na menopausa, os ovários e as suprarrenais também podem ser estimulados para tratar o ganho de peso causado pelas alterações hormonais que acontecem nessa fase.

Outra maneira de tratar o ganho de peso com a acupuntura e que tem se destacado nos últimos anos é a auriculoterapia, uma técnica que consiste em estimular determinados pontos na orelha para controlar o apetite e que tem se demonstrado tão eficiente quanto as práticas tradicionais.

A beleza da acupuntura é ser um tratamento holístico – o que significa que trata a pessoa por inteiro e é individualizado (seu tratamento foi desenhado especialmente para você). Essa é uma das razões de funcionar tão bem.

Um acupunturista trata VOCÊ, não a sua doença ou mal estar. Vá em frente, encontre um acupunturista e dê o primeiro passo para sentir-se bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *